Seguidores

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

a chegada do anticristo os acontecimentos

INTRODUÇÃO
Nesta lição somos brindados pelo o Espírito Santo de Deus, O qual nos revela acontecimentos futuros e ao mesmo tempo nos ensina a refutar as “doutrinas” do anticristo. João, divinamente inspirado nos surpreende, ao trazer para o contexto daqueles cristãos a realidade ou o significado do termo Anticristo, ao falar que “muitos anticristos haviam surgidos do meio deles (I Jo 2.18,19), se referindo principalmente aos Gnósticos que negavam a divindade de Cristo, apesar de terem o Cristianismo em seu contexto filosófico.
Hoje, tanto o Anticristo quanto os anticristos são uma realidade inconteste, obviamente estamos mais perto do fim – existem atualmente muitas heresias além do Gnosticismo, que colocam o Senhor Jesus junto com uma série de deuses e/ou filosofias humanas, não dando a hora e glória devida a Cristo, o Único caminho para a vida eterna (Jo 14.6).
Que nesta aula compreendamos melhor não só o nosso papel; mas sim, desenvolvê-lo como filhos amados.
I. O ESPIRITO DO ANTICRISTO NO MUNDO
Anticristo => anti / Cristo
Anti=> “contra” ou “em lugar de”.
A manifestação do Anticristo é um dos sinais da vinda de Cristo.
A palavra é usada cinco vezes no livro de João. No singular, “anticristo” é usada para identificar um individuo específico destinado a vir no final da história, usurpando o nome e as prerrogativas que pertencem unicamente a Cristo, levantando-se contra tudo que se chama Deus (II Ts 2.3,4), ao passo que no plural “anticristos” identifica pessoas contemporâneas a qualquer geração, que são movidas pelo espírito do Anticristo, sendo contrários a Cristo e ao seu povo ou à sua obra.
1. O terreno está sendo preparado
Os acontecimentos no cenário mundial revelam o cumprimento das Escrituras Sagradas no tocante o surgimento e manifestação do Anticristo. Segue abaixo alguns sinais precursores para tal, que inclusive está praticamente pronto?
ü      Globalização em meados da década de 1980;
ü      Internet em 1990;
ü      Constante organização Geopolítica;
ü      União de blocos econômicos;
ü      Surgimento do Chip subcutâneo;
ü      Nova ordem mundial.
Outros sinais conforme – II  Ts 2.3,4.
ü      A intensificação da injustiça; aumento da iniqüidade – 2.7;
ü      Apostasia das verdades bíblicas – 2.3;
Geopolítica => É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetro principal as informações geográficas - Dn 7.8.
Blocos Econômicos => Conjunto de países que estão organizados em função de interesses econômicos comuns.
Por exemplo: A Área de Livre Comércio (ALCA E NAFTA); Mercado Comum do Sul (MERCOSUL); A Organização Mundial do Comércio (OMC).
Chip Subcutâneo=> Contém todas as informações de que quem colocar desde informações de saúde a entrada em estabelecimentos e custam 200 dólares;
Nova ordem mundial=> Tem sido utilizado para se referir a um novo período no pensamento político e no equilíbrio mundial de poder, é principalmente associado com o conceito de governança global
O Anticristo assumirá grande poder em todas as áreas da sociedade – político (Dn 7.8), comercial e religioso (Dn 8.25; Ap 13.16,17).
2. Prodígios e sinais
Segundo a eficácia de Satanás – 2 Ts 2.9
A Bíblia registra três períodos de múltiplos milagres:
1º. O tempo do Êxodo;
2º. Época de Elias e Elizeu;
3º. Tempo de Cristo e dos apóstolos;
Apesar de desfrutarmos dos milagres de Cristo hoje, o 4º período de milagres está por vir, contudo atribuídos a Satanás (2 Ts 2.9) e para outro grupo de pessoas – “os que perecem” (2 Ts 2.10), eles se aglomerarão em massa, atrás do homem do pecado!

A fé em Deus vem em resposta à sua Palavra, aqueles que não crêem na sua Palavra estão vulneráveis a toda e qualquer falsificação religiosa.
Devemos ficar com a Palavra da verdade, e atentos aos acontecimentos ( Ts 2.9; Mt 24.24).
“AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” I Jo 4.1.
3. Sua aparição
Apesar dos grandes acontecimentos mundiais como já mencionamos acima, não dar para nomear o Anticristo ainda, existe homens influentes na esfera mundial que poderíamos afirmar que são precursores “consciente ou inconscientemente” não podemos afirmar com certeza, que estão configurando o mundo para uma só ordem mundial – uma só moeda, uma só identidade, uma só religião e um só governo.
Místicos americanos dizem que o Anticristo nasceu a 5 de fevereiro de 1962 na Palestina, estaria com 47anos.
O sabemos é que ele irá se manifesta publicamente após o arrebatamento da igreja (2 Ts 2.6,7), contudo já temos visto seu governo se formando.
II. A PESSOA DO ANTICRISTO

Será uma pessoa influente e com inteligência sobrenatural, pois vai impactar o mundo com o seu poder de persuasão (Dn 9.27; Mt 24.24).

1. Sua identidade
A identidade do Anticristo não é algo simples de saber, pois há muitos anos que homens estudiosos buscam saber que é o detentor da insígnia 666. Mas até agora não se sabe, contudo a Palavra de Deus nos mostra umas características desse homem:
Terá um número que lhe servirá de identidade – Ap 13.18;
Será uma personificação do Diabo;
Intelectualmente poderoso – Dn 7.20;
Orador impressivo – Dn  7.20;
Mestre político – Dn 11.21;
Possuidor de grandes habilidades comerciais – Dn 8.25;
Gênio militar – Dn 8.24;
Perito administrador – Ap   13.1,2;
Experto em religião – 2 Ts 2.4.
Outras descrições do Anticristo:
Filho da perdição – 2 Ts 2.3;
O homem do pecado – 2 Ts  2.4;
Iníquo – 2 Ts 2.8;
O Príncipe que há de vir – Dn 7.8;
A besta que sobe do mar – Ap 13.1-10;
A besta da cor de escarlate – Ap 17.3 e
A besta – Ap 17.8,16; 19.19,20; 20.10.
2. Suas atividades
No inicio da sua atuação fará um pacto com Israel por sete anos, restaurando as práticas antigas dos sacrifícios no templo em Jerusalém – Dn 9.20-27;
Declara ser Deus – 2 Ts 2.4;
Exigirá adoração – Ap 13.8;
Rompe o pacto na metade dos sete anos – Dn 9.27;
Proíbe a adoração a Deus – 2 Ts 2.4;
Perseguirá severamente quem permanecer fiel a Cristo – 2 Ts 2.4.
Estas coisas ocorrerão após o rompimento do pacto com Israel e iniciará a grande tribulação – Ap 7.14; 12.17; 13.15.
3. Seu fim
Será na batalha do Armagedon quando o Senhor Jesus vier nas nuvens com a igreja, momento em que o Anticristo será destruído com todo seu exercito e todos quantos lhe seguirem – Mt 24.30; Ap 19.19-21 definitivamente.
III. OS ANTICRISTOS NO MUNDO
Anticristos - Identifica pessoas contemporâneas a qualquer geração, que são movidas pelo espírito do Anticristo, sendo contrários a Cristo e ao seu povo ou à sua obra.
A Bíblia nos mostra advertências feitas por Jesus (Mt 24.11, 24);  Paulo (2 Ts 2.7; 1 Tm4.1); Pedro (2 Pe 2. 1-22)
João (1 Jo 2.18; 4.1); Judas (Jd 3,4,12,18) e nas cartas de Cristo às sete igrejas da Ásia (Ap 2.2,6).
Em nossos dias não é diferente, eles estão por toda parte.
Você conhece algum?
1. Saíram do seio da igreja
É difícil de perceber os falsos mestres, pois as suas iniqüidades são cometidas as escondidas, como os fariseus, vivem de uma aparência cristã verdadeira, mas são o joio no meio do trigo, são lobos com pele de ovelhas (Mt 7.15), são pastores que pastoriam a si mesmo (2 Pe 2.3).
Fica claro que os “anticristos” ou falsos mestres de quem João escreve se apresentavam como sendo crentes, eles eram descobertos pelas diferenças de ensinos e caráter, quando eram vistos não mais fingiam e saíam da congregação.
O ímpio não permanece na congregação dos justos – Sl 1.5
2. Negavam à sã e principal doutrina cristã
Os anticristos, se levantam sutilmente contra os atributos divinos de Cristo, que são a sua verdadeira humanidade e sua plena divindade.
Mas como isso acontece?
Eles afirmam meias verdades, professam a Cristo mas não na sua plenitude, não a Cristo como o Único caminho para a vida eterna; acreditam que Jesus foi um homem perfeito e não como o Cristo, o mais interessante é que usam a Palavra de Deus para fundamentar suas heresias.
Mas quem não tem o Filho não tem o Pai, não tem o Espírito Santo e não têm a vida eterna – 1 Jo 2.23
Qualquer cristianismo muito fácil ou muito complicado ou ainda fundado em aparições de seres angelicais não procede de Deus, o evangelho do Senhor Jesus Cristo é simples Gl 1 7-9.
3. Queriam enganar os fiéis
O objetivo dos anticristos é exatamente tirar o foco do verdadeiro Cristo, Satanás nos últimos dias tem trabalhado e arregimentado um exército de falsos profetas e doutores que usam a Palavra de Deus para pregar um reino material (Mt 6.19-21), um evangelhos sem perseguições (Jo 15.20), um evangelho sem aflição (Jo 16.33), banalizam a graça de Deus (Rm 6.1).
Portanto devemos examinar os espíritos (1 Jo 4.1) não julgando precipitadamente, mas por amor ao evangelho genuíno e em defesa da fé em Cristo, mas é preciso ter o Espirito Santo e manejar bem a Palavra da verdade (At 17.11).
CONCLUSÃO
Meus queridos e amados irmãos quando estudamos assunto como esses sentímo-nos impactados com a sua atualidade, o quanto esse mal tem se espalhado e tem trazidos grandes prejuízos ao evangelho de Cristo, digo os “anticristos” e o que dizer do Anticristo? Estamos nos últimos momentos, que venhamos a cada dia nos aproximar mais de Cristo, da sua simplicidade e humildade, assim seremos mais parecidos com Ele e não vamos cair nas ciladas de Satanás e seus adeptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário