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quarta-feira, 12 de setembro de 2012

novela e seu objetivo


Gostaria de compartilhar algo que tem me chamado a atenção no que diz respeito à influência da mídia. Trabalho no departamento de marketing de uma indústria têxtil, que é top of mind no mercado brasileiro, e por isso sempre recebe material de diversas empresas, para fins de publicidade, etc. Recebi um tempo atrás e resolvi compartilhar agora um catálogo publicitário enviado pelo departamento comercial da Rede Globo, tendo na capa a palavra “Passione”. A propaganda é muito bem elaborada, sobre a novela III (assim a área comercial da Globo chama a novela das 9h), “Passione”, relatando uma oportunidade para merchandising nessa novela.Merchandising é uma técnica publicitária utilizada para veicular serviços e produtos de maneira indireta, através de inserções (geralmente despercebidas) em programas, novelas e filmes. As agências de publicidade têm o conhecimento desse tipo de manipulação em massa, das novelas ditarem modas, costumes e comportamentos, e assim utilizam omerchandising como ótima ferramenta para os telespectadores assimilarem a propaganda, chegando ao cúmulo de situações e personagens de novelas que têm sido criados tão-somente para inserção da propaganda.
Uma das grandes características das novelas frente ao público que as assiste é a rápida identificação deste com um personagem da novela, e quando algum produto que esse mesmo personagem consome integra seu perfil, de modo despercebido manipula o espectador, que passa a gostar da marca ou produto.
Para comprovar como é forte essa ferramenta de propaganda que manipula os “noveleiros-objeto”, me senti compelido a compartilhar algumas páginas do catálogo de propaganda para merchandising da novela “Passione”, da Rede Globo. Para ela, esse é um grande negócio.
Como se pode ver na imagem acima, foi descrito todo um contexto de personagens e situações a serem vivenciadas por eles, sendo propícias inserções de propaganda de acordo com o perfil de marcas/produtos. O Departamento Comercial da Rede Globo dá essas dicas comerciais.
Nesta página do catálogo, são postas as informações sobre a audiência da Novela III da Globo, que tem participação de 63% dos lares com TVs ligadas nesse horário. Note que no rodapé a fonte é o IBOPE (certamente, uma pesquisa encomendada), para ver a seriedade com que tal negócio é tratado.
Por fim, compartilho esta outra página do catálogo de propaganda paramerchandisingda novela “Passione”, todo um perfil dos telespectadores da novela III da Globo, por idade, por classe social, por sexo, informação bem interessante para fins de propaganda, sobre o público-alvo a ser atingido.
Meu intuito de mostrar esse material e escrever este artigo é o de chamar a atenção para o fato de que novela não é meramente um “entretenimento”. Muitos dão certa desculpa para assistir esses programas afirmando que eles “retratam a realidade”, quando, na verdade, as novelas influenciam paulatinamente novas realidades, modismos, consumos e comportamentos. Elas formam, sim, uma nova realidade, nem sempre positiva.
Se o merchandising das novelas é levado tão a sério como negócio pela emissora, para vender espaços nos quais marcas e produtos ferem sua liberdade de escolha, o que se dirá então dos comportamentos ali ditados, que transformam e manipulam toda uma sociedade e seus hábitos.
Não se engane, nada é por acaso – cada cena, tomada de câmera, frase, personagem, tudo tem um porquê e o telespectador, o “noveleiro”, é o alvo a ser atingido, manipulado.
Por fim, existe um check list com o qual cada um de nós pode fazer um teste de verificação dos programas assistidos. Marque cada item com um “x”, se o programa que você assiste preenche todos os requisitos, que um “certo” Paulo, da cidade de Tarso, escreveu há dois milênios. Segundo ele, a relação abaixo deveria ocupar sempre nossos pensamentos:
□ É verdadeiro?
□ É nobre?
□ É justo?
□ É puro?
□ É amável?
□ É de boa fama?
□ É virtuoso e louvável?

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