Seguidores

quinta-feira, 6 de setembro de 2012



O que é o FMI ?
O Fundo Monetário Internacional ,é uma organização internacional, composta por 187 Países membros, basicamente emprestam dinheiro a Países endividados e cobram juros %, tentam manter a estabilidade do sistema monetário internacional.
As discussões a respeito de problemas financeiros das nações e possíveis soluções são discutidas três vezes por semana, e constitui dever da Directoria Executiva, composta por 24 representantes.
Existem 8 assentos permanentes e 16 membros da directoria são eleitos bienalmente entre grupos de países. Os membros e respectivos grupos são:
Permanentes: E.U.A, Japão, Alemanha ,França, Reino Unido, China, Rússia e Arábia Saudita.
Outros Países Membros: Bélgica, Países Baixos ( Bulgária, Croácia, Chipre, Israel, e outros), Itália, México, Canadá, Finlândia, Coreia do Sul, Egipto, Malásia, Tanzânia, Suíça, Brasil, índia, Argentina entre outros.
Existem várias formas de financiamento, penso que no caso de Portugal talvez se aplique um destes :
  • ESF - Programa de Contenção de choques externos ( Exogenous Shocks Facility ) - Crises e/ou conflitos temporários vinculadas a outros países e que influem no comércio, flutuações no preço de commodities, ou desastres naturais. Duram de 1 a 2 anos. Foca apenas nas causas do choque.
    Todos os membros podem pleitear esse empréstimo, mas sob as regras de um Plano de Assistência de emergência.
Ou :
  • EFF - Programa de Financiamento Ampliado ( Extended Fund Facility ) - Problemas de médio prazo, destinados àqueles países que possuem problemas estruturais no balanço de pagamentos. Procura-se resolver os problemas através de reformas e privatizações. O seu prazo vai de 3 a 5 anos.
 
O FMI já esteve em Portugal duas vezes , em 1977 e em 1983…
Faltou gasolina, leite e açúcar, tirou-se o subsídio de Natal, congelaram-se salários, não se podia levantar dinheiro, as importações ficaram limitadas. Aumentaram as taxas de juro, os impostos e nos preços de combustíveis e cereais… Os efeitos foram violentos: um crescimento negativo do PIB, uma inflação recorde de 29,3 % em 1984, subida em flecha da taça de desemprego, o número de falências cresceu, os salários em atraso chegaram a número nunca antes vistos, entre outros sintomas de crise.
( dados de : agenciafinanceira.iol.pt )
 
Aparentemente, o FMI não considera que a hipótese de uma intervenção estatal na economia possa ser considerada como uma possibilidade de investimento.
Ou seja, qualquer apoio do Estado é visto como despesa, como gasto, de retorno altamente improvável.
 
FMI é um esquema aproveitador:
O programa de ajustamento estrutural do FMI no Peru devastou a economia agrícola local.
Um empréstimo de 4,8 mil milhões de dólares do FMI à Rússia no fim da década de 1990 nem sequer chegou a entrar nos cofres russos, com milhares de milhões sendo depositados directamente em contas bancárias offshore ligadas a gangsters, políticos e banksters.
No Brasil , as reformas do FMI alteraram a natureza da constituição brasileira, travando transferências de fundos federais para governos estaduais de modo a que estes fundos pudessem ser utilizados para pagar aos banqueiros o que exigiam.
Os bolivianos tiveram grandes aumentos nos preços da água…
Como foi revelado por Joseph Stiglitz, o antigo economista chefe do Banco Mundial, o modus operandi do FMI é efectuar ataques económicos a países devedores, desmantelando e liquidando infra-estrutura em benefício de corporações estrangeiras e assegurando que todo dinheiro público seja utilizado para pagar os banqueiros.
 
 
Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, disse que FMI não foi solução agradável para o Brasil,
«O FMI não resolve o problema de Portugal, como não resolveu o problema do Brasil, como não resolveu outros problemas. Toda a vez que o FMI tentou cuidar das dívidas dos países, o FMI criou mais problemas para os países do que soluções» , afirmou o ex-presidente do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário