Seguidores

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

tire suas propias conclusões sobre o aquecimento global


TAMANHO DA FONTE: A-A+


O gás carbônico contribui para o aquecimento global?
Segundo estudos da NASA, o planeta Vênus apresenta em sua composição atmosférica 96% de CO2, a Terra apresenta 0,03% desse gás em sua atmosfera enquanto Marte atinge o nível de 95%. De acordo com as teorias “aquecimentistas”, Vênus deveria apresentar a maior temperatura entre os três planetas, de fato, a média atinge 420ºC. Contudo, não é o planeta vermelho que apresenta a segunda maior temperatura e sim a Terra, a qual apresenta irrisórios 0,03% de CO2 contando com uma temperatura média de 15ºC contra -50ºC de Marte que apresenta 95% de gás carbônico em sua atmosfera.
Concluímos que não existe aquecimento global?
O aquecimento global sempre existiu, sendo um acontecimento natural e não antropogênico. A Terra durante toda sua existência passou por períodos de aquecimento e de posterior resfriamento. Um dos fatores que influem nesse processo são os períodos glaciais e interglaciais, atualmente vivemos num período interglacial, ou seja, de aquecimento – natural. O mais intrigante é saber que, se comparado com os anteriores, a atual fase interglacial resultou no menor aumento de temperatura, o atual contribuiu com um aquecimento de 0,5ºC, enquanto as temperaturas nos anteriores estiveram entre 2ºC e 10ºC acima das atuais.
E porque insistir na teoria do aquecimento antropogênico?
O aquecimento global, após o fim do neocolonialismo, foi a maneira encontrada pelos países desenvolvidos para manter seus domínios sobre o mundo capitalista. Atualmente, as nações subdesenvolvidas e emergentes são obrigadas a diminuir suas emissões de CO2, para tanto seria necessário que esses países entrassem em um processo de desindustrialização o que impediria seu desenvolvimento. Assim, os países ricos e industrializados continuam emitindo a maior parte dos gases de “efeito estufa” e como os menos desenvolvidos não possuem indústria para suprir o próprio mercado passam a depender economicamente daqueles.
A atual fase de aquecimento terrestre é a primeira vivida pelo homem moderno, como este desconhecia tais mudanças, passa a vê-las como algo anormal, mas que na realidade é natural.
A Terra nunca apresentou temperaturas estáveis!
No término da Segunda Guerra Mundial, a industrialização era incipiente e as emissões de carbono, irrisórias – o homem emitia naquela época menos de 10% do que emite hoje. Contudo, mesmo com a baixa emissão de CO2 a temperatura do planeta subiu 0,5ºC. Curiosamente, a temperatura caiu de 1940 até 1975, período no qual a atividade industrial e as emissões de CO2 atingiram o ápice.
O homem é a principal ameaça para o aumento do efeito estufa?
A Terra é a principal ameaça para o aumento do efeito estufa e não o homem, considerando apenas as emissões de CO2, os fluxos naturais do planeta tais como a atividade vulcânica e os processos de decomposição jogam na atmosfera cerca de 200 bilhões de toneladas por ano de CO2. O homem contribui com apenas 30 toneladas anuais, uma quantidade ínfima se comparada às emissões naturais.
Com a diminuição da superfície verde, a Terra não deixou de fixar o CO2 emitido?
A maior parte das florestas do planeta são comunidades clímax, nelas toda a produção de oxigênio é consumida, restando uma produção líquida baixa. Assim como o O2, o CO2 que é fixado através da fotossíntese para a produção de moléculas orgânicas, é liberado pelas próprias plantas através da respiração aeróbica e da quebra de glicose para produção de ATP. Portanto, se descontarmos a liberação de CO2 pelos vegetais, veremos que a absorção líquida é desprezível. Florestas nunca foram e nunca serão “pulmões do mundo”.
Isso é uma autorização para desmatarmos?
Jamais! Ao desmatarmos causamos uma perturbação no ecossistema colocando este e todas as espécies que o constituem em risco. Isso se chama consciência ecológica, precisamos entender que todos os ecossistemas possuem importância para o planeta, as florestas, por exemplo, atuam como termorreguladores – não pela absorção de CO2- mas pela transpiração realizada pelas plantas através de uma estrutura chamada estômato. Praticamente toda a chuva continental é formada por florestas, destruí-las seria diminuir a ocorrência de chuva e consequentemente diminuir a disponibilidade de água doce.
As calotas polares estão em processo de derretimento?
Sim. Porém, isso não está acontecendo devido à liberação de CO2 pelos homens. Vamos analisar os movimentos populacionais: A espécie humana chegou ao continente americano por meio do “estreito de Bering” há 20 mil anos atrás. Isso só foi possível porque o mar entre os dois continentes estava congelado e estava porque a Terra passava por um período glacial. 11 mil anos depois, a Terra entrou em um período interglacial que resultou no derretimento do mar de Bering e isso não foi causado pelas emissões de gás carbônico, afinal, nem mesmo a civilização mesopotâmica existia.
O Gás Carbônico é o vilão do efeito estufa?
Não existe nenhum estudo científico dizendo que o CO2 contribui para o efeito estufa, se um dia a ciência chegar a conclusão que contribui, este NUNCA será o principal. O vilão, na verdade a vilã, é a água que constitui 95% dos gases do efeito.
Os gráficos da evolução da temperatura e da emissão de CO2 não se encaixam?
Ao analisar diversos gráficos disponíveis na internet que correlacionam temperatura e CO2, qualquer leigo chegaria a conclusão que existe uma ligação. Contudo, esses gráficos analisam, geralmente, períodos de milhares de anos, quando analisamos a temperatura e a quantidade de CO2 na atmosfera ano a ano, percebemos que, primeiramente, ocorre um aquecimento do planeta, em média 800 anos após ocorre um aumento de CO2.
Então, na verdade, é o aquecimento que gera CO2?
Exatamente. A explicação é simples: os oceanos são a principal fonte de fixação de CO2, porém, a diluição de CO2 é facilitada pela baixa temperatura por esta ser uma mistura exotérmica. Quando o planeta se aquece, o CO2 diluído nos oceanos é liberado para a atmosfera. Sendo assim, quanto mais aquecido os oceanos estão, mais CO2 produzem.
O que causa o aquecimento natural da Terra?
Três fatores básicos contribuem para o aquecimento natural do planeta:
1- A atividade solar: o Sol como qualquer outra estrela apresenta ciclos denominados de máximos e mínimos, sendo que nesse a atividade é baixa e naquele é máxima. Comparando a atividade solar com a temperatura, vemos que ao contrário do CO2, a temperatura aumenta à medida que a atividade do sol aumenta.
2- Variações na órbita terrestre: conhecidas como ciclos de Milankovitch, essas pequenas variações na órbita da Terra levam o planeta à eras glaciais e interglaciais fazendo com que as temperaturas variem em até 10ºC.
3- Nuvens: Por serem brancas as nuvens atuam como refletoras dos raios solares, sendo assim, quanto menor a quantidade de nuvens maior a incidência de radiação e maior será a temperatura, mais uma vez, diferentemente do CO2, a temperatura caminha junto com a formação de nuvens e esta caminha junto com a atividade solar.
Todos os três fatores independem da quantidade de CO2 na atmosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário